Assertividade nos Relacionamentos

Assertividade nos Relacionamentos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Autor:

Alessandra Ritondaro

Você aceita um não facilmente? O não faz parte da vida. Saber aceitá-lo é um sinal de maturidade. No entanto, a forma de dizer não faz toda a diferença entre a harmonia e o conflito. Devemos aprender a expor nossos sentimentos e a falar não sem agredir o outro. Temos medo da rejeição e por isso não conseguimos dizer não. Porém, quando dizemos sim querendo dizer não ficamos em conflito, pois cada sim que dizemos sem convicção é mais um não que estamos dizendo para nós mesmos. E quando isso acontece, é muito comum ficarmos com um intenso diálogo interno improdutivo.

Uma pessoa assertiva consegue expor seus pensamentos de forma clara, sem agredir o outro e, portanto, é capaz de dizer não sem que o outro fique com raiva. Essa habilidade é essencial, principalmente no ambiente profissional. Com assertividade, conseguimos estabelecer um ambiente produtivo e saudável.

Quando conversamos com alguém que só expande negativamente, por exemplo, perdemos muita energia para os assédios que estão presentes no ambiente. Nosso comportamento não é apenas físico, é espiritual. Somos multidimensionais, nunca estamos sozinhos. Portanto, quando isso acontece, devemos ser assertivos para não perder energia.

Assertividade consiste em ter um comportamento afirmativo e saber colocar os pensamentos de forma clara, com um tom de voz neutro e postura segura. O assertivo tem linearidade e suas ações estão sempre alinhadas às suas palavras. A assertividade melhora o relacionamento com as pessoas, favorece a autoestima e diminui o estresse. Uma pessoa assertiva resiste a manipulações, age com mais tato e lida melhor com qualquer conflito.

Aproximadamente 80% da população é imatura emocionalmente e vive constantemente no passado.  Quem é assertivo vive o momento presente e não rumina raivas e ranços. Dessa forma, tem disposição para as pessoas e consegue manter relacionamentos felizes e saudáveis. Sabe respeitar o próximo, pois é capaz de aceitar que o outro tenha os seus próprios direitos. Possui um comportamento cosmoético e, assim, consegue atrair muitos amparadores espirituais.

Usar a assertividade em todos os relacionamentos evita conflitos e confrontos desnecessários, além de ser uma ferramenta essencial para o crescimento pessoal, profissional e espiritual.

Outros conteúdos