A Arte da Aceitação

tom-ezzatkhah-0JbiBIHmQtE-unsplash

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Autor:

Joana Borges

Para exercermos a aceitação é necessário desenvolvermos interiormente habilidades espirituais que nos tornem capacitados a conviver com o outro e com todas as coisas no universo, de forma harmoniosa, isto significa: Aceitar a Vida, Aceitar o Outro e Aceitar a Si Mesmo.

Aceitar a VIDA é agradecer a tudo que temos à disposição: o corpo físico, o trabalho, as pessoas que estão à nossa volta, cada conquista, nossa realidade e principalmente aceitar-se como ser humano.

Aceitar o OUTRO significa que na relação com o outro aprendemos a conviver com as diferenças que sempre nos acrescentam coisas novas. Aceitar as pessoas como elas são e respeitar-lhes a caminhada é uma atitude importante para quem deseja a evolução. O outro é a riqueza que nos complementa.

Aceitar a SI MESMO é aceitar-se integramente, sem condenações e críticas impiedosas.  A primeira aceitação é com você mesmo. Amar-se, procurar se rever com sinceridade (perceber níveis de raiva, ciúme, inveja, competição, dependências, codependências etc…) e realizar a correção interna de você consigo mesmo.

Outro aspecto importante é rever o grupo carma (Família) que, na maioria das vezes, é grupo de acerto e precisamos aceitar as pessoas do jeito que elas são.

Ter aceitação é da maior importância para nos libertarmos do ciclo das reencarnações. A evolução se faz quando aprendemos a nos relacionar com as diferenças.

Cada um de nós se constitui de acordo com as experiências que vamos tendo no caminho evolutivo. Cada um constrói sua história de forma diferente, pois a visão do mundo é diferente. Aceitar a si mesmo é ouvir as sugestões do mundo, admitindo o modo de ser dos outros, mas permanecer respeitando a nós mesmos, sendo o que realmente somos e fazendo o que achamos adequado para nós.

Aceitação não é adaptar-se a um modo de ser conformista nem suportar e permitir qualquer tipo de desrespeito ou abuso à sua pessoa, mas ter habilidade necessária para admitir a realidade, avaliar acontecimentos e promover mudanças, solucionando assim conflitos existenciais. É sempre caminhar com autonomia para obter os objetivos pretendidos.

Quando não enfrentamos os fatos existenciais com plena aceitação, criamos quase sempre uma estrutura mental de defesa. Somos levados a reagir com atitudes de negação. A mudança dessas atitudes requer vontade inquebrantável. 

A evolução é infinita, estamos encarnados para evoluir e a felicidade é uma conquista que se faz através da revisão de si mesmo e da evolução. E para chegar a isso, a condição essencial é a aceitação.

Outros conteúdos